Jeito DB1 para QA
Buscando moldar o jeito DB1 de atuar com Quality Assurance (QA), entendemos que essa documentação não é apenas um conjunto de processos; é um compromisso com a entrega de software de qualidade que agrega valor contínuo aos nossos clientes.
Assim como nossa engenharia de software é orientada para métricas, nosso QA segue o mesmo princípio, com uma abordagem baseada em dados para decisões e melhorias constantes.
Nossa visão de qualidade
Qual é a principal medida de progresso para QA?
É a confiança em um software que atenda aos requisitos do cliente, sem comprometimento de funcionalidade, segurança ou desempenho. O QA da DB1, tem como prioridade garantir que cada entrega agregue valor e atenda às expectativas dos clientes, alinhado ao Manifesto Ágil.
Princípios do Jeito DB1 de QA
Qualidade constante e iterativa: Entregamos qualidade de forma contínua, promovendo testes em todas as fases do desenvolvimento e aceitando mudanças nos requisitos de qualidade, pois sabemos que elas são oportunidades para evoluir e oferecer uma vantagem competitiva ao cliente.
Excelência técnica no teste: Acreditamos que a atenção à excelência técnica no teste e o uso de boas práticas aumentam a agilidade. Nossa abordagem abrange desde aplicação de técnicas de testes manuais a nível funcional, passando pela automação destes testes até o monitoramento constante de defeitos e padrões de falha, garantindo que nossa equipe seja capaz de reagir e melhorar continuamente.
Métricas de qualidade e ferramentas
- Mantemos um fluxo ágil de triagem e monitoramento da correção de defeitos que garantam agilidade na correção e evitem a reincidência de problemas.
- Valorizamos os testes em todas as etapas automatizando sempre que possível e adaptando-nos rapidamente às mudanças
- Acreditamos que os testes manuais e exploratórios são fundamentais para detectar problemas subjetivos e não previstos em automação.
- Utilizamos um painel interno de acompanhamento, onde registramos as métricas de qualidade de cada projeto. Este painel facilita a identificação de áreas problemáticas e equipes que precisam de suporte adicional.
Índice | Percepção |
---|---|
>= 80% Saudável | Sistema com qualidade controlada e com alta cobertura e monitoramento. |
>= 60% e <80% Moderado | Atenção necessária para evitar regressão e monitorar indicadores que sugerem potencial degradação. |
< 60% Crítico | Requer intervenção urgente para adequação dos processos e cobertura de testes. |
Responsabilidade e compromisso do QA
Temos a responsabilidade de manter os indicadores de qualidade elevados e promover uma cultura de melhoria contínua. Fazemos isso através de sessões de revisão técnica (chapter reviews), onde discutimos e avaliamos as melhores práticas de QA e compartilhamos conhecimento para fortalecer a equipe como um todo.
A manutenção de software ruim é onerosa, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro. O "Jeito DB1 de QA" visa não só garantir qualidade, mas também proteger o investimento dos nossos clientes, entregando valor e confiança a cada nova versão do software.