Diretrizes de Trabalho do QA
Estas diretrizes refletem o nosso jeito de ser e atuar como QA dentro dos projetos.
Nosso papel como QA é garantir que os processos existam e funcionem corretamente, promovendo a qualidade nas entregas. O QA não é responsável por fazer com que tudo aconteça, mas por monitorar e informar o time quando algo não estiver de acordo com as diretrizes, para que ações corretivas sejam tomadas. O QA deve demonstrar o valor de seguir as diretrizes listadas a seguir para manter a qualidade e eficiência, buscando atingir a excelência técnica dentro dos projetos.
1. Todas as demandas são testadas
Critérios de Avaliação:
O teste é realizado em todos os processos/tipos de desenvolvimento (nova funcionalidade, sustentação, defeitos, etc.).
Nenhuma versão é entregue para produção sem aprovação baseada em teste por parte do QA.
2. Execução e evidenciação dos testes
Critérios de Avaliação:
Todos os testes são executados conforme o processo de Execução de testes.
Todos os testes são evidenciados conforme o processo de Evidências de testes.
3. Documentação de qualidade
Critérios de Avaliação:
A documentação da regra de negócio, critérios de aceite e protótipos de tela é realizada e revisada nas demandas.
A documentação é acessível a todos do projeto.
É possível que o QA tire dúvidas com membros do projeto sobre a documentação.
4. Planejamento e criação de casos de testes
Critérios de Avaliação:
Todos os testes são criados conforme o processo de Criação/Escrita de Casos de Teste.
O QA tem conhecimento prévio do que será testado, permitindo a realização de um planejamento adequado.
Existe tempo hábil para realizar o planejamento dos testes.
O planejamento inclui a aplicação de Técnicas de testes para maior assertividade.
Os testes planejados estão organizados e são rastreáveis em uma ferramenta de acesso ao time.
5. Estimativas de atividades de teste
Critérios de Avaliação:
O QA realiza as estimativas de tempo/esforço das tarefas de teste.
As estimativas são respeitadas dentro do capacity do time.
É realizado o refinamento das estimativas.
6. Gestão de defeitos internos e externos
Critérios de Avaliação:
Erros internos (encontrados pelo QA) e externos (encontrados pelo cliente) seguem o modelo de Gestão de bugs e retestes
O processo de criação de tarefas de erros é bem definido pelo projeto, desta forma, o QA pode abrir tarefas de erros internos/externos conforme o padrão.
7. Ambiente de homologação
Critérios de Avaliação:
Existe um ambiente de homologação exclusivo para o time de teste.
O ambiente está totalmente disponível para testes, permitindo manipular versões e bases de testes conforme necessário.
Não há limitações que impactem os testes, como restrições de base de dados, versão ou falta de autonomia dos QAs.
O ambiente é estável e não apresenta instabilidades que possam atrapalhar os testes.
8. Cumprimento dos prazos de entregas acordados com o teste
Critérios de Avaliação:
Não há atrasos na data acordada internamente entre desenvolvimento e QA.
Quaisquer atrasos não resultam em consequências negativas para o teste ou para a entrega ao cliente.
Em caso de atraso, há alinhamento e participação do QA na definição de novos prazos.
9. Processo e modelo de trabalho do projeto bem definido
Critérios de Avaliação:
É possível identificar o modelo de trabalho ou a junção de modelos utilizados no projeto, por exemplo scrum, kanban, cascata, etc..
processo inclui as atividades mínimas de teste (planejamento, estimativa e execução).
10. Participação do QA em todas as etapas do processo
Garantir a participação ativa do QA em todas as fases do desenvolvimento do produto, desde o planejamento inicial até a entrega final.
Critérios de Avaliação:
O QA está envolvido desde a fase de definição de requisitos, participando ativamente de reuniões e discussões iniciais.
Durante a fase de desenvolvimento, o QA colabora com desenvolvedores para antecipar possíveis falhas e desenhar estratégias de testes.
No planejamento e repasse das sprints, o QA tem espaço para expor sua tecnicidade e ajudar a prever riscos.
O QA realiza revisões contínuas de qualidade em todas as etapas, como revisão de código, testes automatizados e validação de requisitos.
Exemplo:
Reuniões de Refinamento de Requisitos: O QA participa dessas reuniões para garantir que todos os critérios de aceitação sejam claros e testáveis, identificando possíveis gaps e riscos antes do desenvolvimento começar.
11. Criação e execução de testes automatizados locais
Iniciar o processo de automação de testes em ambiente local.
Critérios de Avaliação:
O QA realiza cursos ou mentorias para aprender a automatizar os testes escritos.
Existem testes automatizados do projeto em ambiente local (computador do QA). Exemplo: Automações de testes de tela ou API do projeto que estejam executando corretamente.
12. Testes automatizados em repositório do projeto
Critérios de Avaliação:
Os testes automatizados estão disponíveis no repositório do projeto (git, bitbucket, etc..)
Os testes automatizados são disponibilizados no repositório em uma frequência definida. (Toda semana, a cada 15 dias, a cada tarefa automatizada, etc...)
O projeto de testes automatizados possui um Read.md no repositório com as instruções de instalação, configuração e execução.
13. Cobertura de testes automatizados >=40% (com base nos testes escritos)
Critérios de Avaliação:
- Os testes automatizados cobrem pelo menos 40% dos casos de testes escritos
14. Implementação de testes automatizados em pipelines
Critérios de Avaliação:
- Utilização de Jenkins, Azure DevOps ou GitHub Actions (entre outros) para executar testes automatizados a cada commit no repositório, garantindo feedback rápido e permitindo a rápida identificação de problemas.
15. Testes automatizados executam diariamente
Critérios de Avaliação:
Os testes automatizados estão configurados para executar diariamente na ferramenta CI/CD.
A execução automática notifica o time em casos de falha.
16. Cobertura de testes automatizados >=60% (com base nos testes escritos)
Critérios de Avaliação:
- Os testes automatizados cobrem pelo menos 60% dos casos de testes escritos.