Skip to content

CI/CD

A integração contínua, a entrega contínua e a implantação são práticas de desenvolvimento do movimento DevOps. A ideia é tornar o processo de criação, teste e entrega de produtos muito mais eficiente, trazendo a automação para a mesa, a fim de entregar o software nas mãos dos usuários mais rapidamente do que os métodos comuns e tradicionais.

A CI/CD introduz a automação contínua e o monitoramento contínuo em todo o ciclo de vida dos aplicativos, integrando as fases de teste à entrega e à implementação. CI refere-se à integração contínua, que é um processo de automação para desenvolvedores. Uma CI bem-sucedida significa que novas alterações de código em um aplicativo são criadas, testadas e mescladas regularmente em um repositório compartilhado. O "CD" em CI/CD refere-se à entrega contínua e/ou à implantação contínua, que são conceitos relacionados que, às vezes, são usados de forma intercambiável.

A entrega contínua geralmente significa que as alterações de um desenvolvedor em um aplicativo são automaticamente testadas quanto a bugs e carregadas em um repositório (como o GitHub ou um registro de contêineres). A implantação contínua (o outro "CD" possível) pode se referir à liberação automática das alterações de um desenvolvedor do repositório para a produção, onde elas podem ser usadas pelos clientes.

CI/CD Flow

Este é o fluxo ideal que teremos em um processo automatizado:

CI/CD

Embora os conceitos de CI/CD não sejam difíceis de entender, há algumas práticas recomendadas que o ajudarão a obter mais benefícios com eles:

  1. Para colher os benefícios da integração contínua, é essencial que todos compartilhem suas alterações com o restante da equipe. Mantenha seu código-fonte sempre atualizado e receba as atualizações feitas pela equipe no ramo de origem;
  2. Desenvolver uma cultura de colaboração em vez de julgamento é essencial e, como em qualquer mudança nas práticas de trabalho estabelecidas, vale a pena discutir como vocês trabalham em equipe;
  3. Os testes são uma parte importante do processo; é essencial que mantenhamos as compilações testadas e aprovadas para evitar a construção sobre bases ruins e manter o código em um estado liberável;
  4. Simplifique seus testes automatizados; o objetivo do processo é fornecer feedback rapidamente e entregar pacotes valiosos. Isso significa que é necessário encontrar um equilíbrio entre a cobertura do teste e o desempenho da execução;
  5. O uso de contêineres para hospedar ambientes e executar testes facilita a criação e a remoção de ambientes para cada nova implementação, usando uma abordagem de infraestrutura como código para criar um script dessas etapas, de modo que você possa testar várias compilações em paralelo, se necessário, criando assim ambientes limpos.
  6. Aproveite a vantagem de criar um artefato e promovê-lo em cada estágio do pipeline e, finalmente, liberá-lo para uso. Evite reconstruir o software para diferentes ambientes, correndo o risco de introduzir inconsistências e de não ter certeza de que todos os testes anteriores foram aprovados.
  7. Tornar o processo sua única maneira de implementar na produção. É comum que surjam problemas e que, por decisões, surja a ideia de "contornar" o processo, mas ceder a essas demandas é uma falsa economia. Ignorar os estágios dos riscos de testes automatizados introduz problemas evitáveis, enquanto reproduzir e depurar problemas é muito mais difícil porque a compilação não está prontamente disponível para implantação em um ambiente de teste;
  8. Configure métricas em seus pipelines de CI/CD para alertá-lo sobre sinais de problemas o mais cedo possível e insights para melhoria contínua.

Há várias ferramentas para implementar a CI/CD, e a escolha da melhor depende das necessidades específicas do projeto e da equipe de desenvolvimento. Algumas das ferramentas mais populares para CI/CD são:

  1. Azure DevOps Pipeline: Uma solução proprietária da Microsoft;
  2. Jenkins: Uma ferramenta de automação de código aberto que é altamente configurável e personalizável.
  3. GitLab;
  4. CircleCI;
  5. Travis CI;
  6. Bamboo: Uma solução proprietária da Atlassian;
  7. TeamCity: Uma solução proprietária da Jetbrains.

Como dito anteriormente, a criação de um pipeline de CI/CD eficaz tem a ver tanto com a equipe e a cultura organizacional quanto com os processos e as ferramentas que você usa. Eles dependem da quebra dos silos tradicionais entre desenvolvedores, testadores e operações e incentivam a colaboração entre as equipes.

Créditos