Desenho de arquitetura
A arquitetura da solução pode ser expressa por meio de muitas ferramentas e métodos. A Linguagem de modelagem unificada (UML) é uma linguagem de modelagem de desenvolvimento de uso geral no campo da engenharia de software que tem como objetivo fornecer uma maneira padrão de visualizar o projeto de um sistema.
As soluções tecnológicas podem se tornar muito complexas e, consequentemente, suas representações visuais. Existem muitos frameworks e ferramentas que nos fornecem uma ótima estrutura de documentação, permitindo a governança e o gerenciamento de soluções que vão além das representações visuais. Em um nível prático, recomendamos que você sempre tenha um desenho de arquitetura.
Você pode se perguntar: o que isso significa? Bem, você já ouviu falar: "Você entende ou quer que eu desenhe?". Por trás dessa pergunta, há um aprendizado que nos diz que talvez desenhar a solução de um problema seja a maneira mais eficaz de explicá-lo.
Programar software corporativo é interagir com diferentes pessoas, departamentos e até empresas e fazer com que todos se encaixem em uma solução. Definitivamente, acreditamos que um bom desenho que represente a solução de seu problema é a maneira mais eficaz de fazer com que todos participem dele. Desenhar caixas e conectá-las com setas pode ser a maneira mais fácil de começar e até mesmo isso lhe trará benefícios. Na DB1, incentivamos o uso do c4model para fazer isso. Trata-se de uma ferramenta simples, prática e gratuita para representar suas soluções em quatro níveis de detalhes. Cada um deles será mais eficaz, dependendo do nível da discussão e do público envolvido.
Quantas vezes você já parou seu trabalho para explicar a alguém uma regra comercial ou como as peças de software se encaixam no quadro geral? Acreditamos que um bom desenho do c4model pode responder a esse tipo de pergunta em vez de você. Sempre que a equipe tiver uma dúvida, a primeira coisa a fazer é perguntar ao diagrama. Isso ajudará a mantê-lo atualizado, significativo e, em geral, útil para você e sua equipe.
Depois de verificar a documentação do c4model, você descobrirá que ele é muito fácil de usar e prático. Escreva alguns diagramas e use a lista de verificação de revisão de diagramas para garantir que você esteja de acordo com as práticas recomendadas.
Para tornar isso ainda melhor, há uma maneira de transformar o código em um diagrama c4model por meio do C4-PlantUML. Você pode adicionar isso ao seu processo de revisão de código, certificando-se de que cada alteração no código seja refletida no diagrama. De tempos em tempos, você pode verificar se a solução está se movendo em direção à meta definida por você e sua equipe (de uma perspectiva técnica).
Por último, mas não menos importante, a DB1 criou um e-book sobre o c4model que pode ajudá-lo a começar rapidamente.
Créditos